Foi elaborado na quarta-feira, 27, durante o VIII Encontro Interestadual da Federação dos Bancários de Goiás e Tocantins, a pauta unificada de reivindicações dos bancários goianos e tocantinenses.
Durante o evento foram amplamente discutidas as sugestões dos bancários apresentadas na pesquisa realizada pelos sindicatos, junto aos integrantes da categoria em suas respectivas bases territoriais.

O relatório apresentado pelo Sintec-TO  foi resultado do questionário sobre a Campanha Salarial disponibilizado no site e demais meios de comunicação do Sindicato. O questionário também foi entregue de forma presencial aos bancários do Tocantins durante visitas as agências e pontos de atendimento. O Sindicato obteve resposta de menos de 20% dos bancários do Estado e evidencia a importância de uma maior participação da categoria.

Dentre os principais pontos discutidos esta o reajuste salarial, que resultou no pedido de 15% (inflação projeta pelo IBGE mais ganho real de 5%). Este ponto estará do documento a ser apresentado no Encontro Nacional de Dirigentes Bancários e Securitários – Planejamento da Campanha Salarial 2022, que será realizado no próximo dia 10 de maio.
De acordo com pesquisa realizada as prioridades dos bancários consultados são manutenção do emprego, manutenção dos direitos e saúde e condições de trabalho, “esse tem que ser o eixo da nossa campanha” disse o presidente da FEEB-GO/TO, Sergio Costa durante apresentação da pesquisa.

Outras reivindicações que montam a pauta são:
• Fim das metas abusivas;
• Fim do assédio moral;
• Reembolso do auxílio funeral de 100% de forma retroativa ao início da pandemia para as famílias daqueles que faleceram por covid-19;
• Vale cultura;
• Abono serviço essencial (pagamento de uma gratificação reconhecendo o cuidado e dedicação que a categoria bancária teve e ainda esta tendo na linha de frente atendendo milhares de brasileiros;
• Manutenção dos direitos já adquiridos.

O evento realizado pela FEEB-GO/TO contou com a presença do Secretário Municipal de Governo, Michel Afif Magul representando o prefeito Rogério Cruz; e do Secretário Municipal de Educação, Wellington de Bessa Oliveira; além dos presidentes da CONTEC, Lourenço Prado e da FEEB-GO/TO, Sergio Costa.
A mesa diretora dos trabalhos também foi composta pelos presidentes dos Sindicatos filiados a FEEB-GO/TO, Ruy Ramos (SINTEC-TO), Sílvio de Oliveira Santos (SEEB-Itumbiara), Odilar Maciel Barreto Filho (SEEB-Anápolis), Ademar Martins (SEEB-Jataí), Moises Rosa (SEEB-Rio Verde), Sergio Costa (SEEB-Goiás) e da Diretora para Assuntos Jurídicos do SEEB-Goiás, Nilda Oliveira.
Durante a programação houve palestras com temas relacionados a Campanha Salarial dos bancários, à exemplo citamos: Conjuntura Econômica e Perspectivas para 2022 – Emprego e Inflação, ministrada pela economista e técnica do DIEESE Goiás, Leila Brito.
Pela primeira vez o Encontro Interestadual teve o número de participantes presenciais limitado, devido a pandemia, mas alguns momentos foram transmitidos. “Infelizmente não foi possível reunir com 100% dos colegas, devido a pandemia, mas transmitimos alguns momentos através de live. Esse evento marca o primeiro passo da Campanha Salarial 2022, é um momento importante onde nos unimos para debater a pauta e unificar as reivindicações da categoria formando a pauta que será levada no encontro nacional”, disse o presidente da FEEB-GO/TO, Sergio Costa.