O presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins, Ruy Ramos, juntamente com a diretora jurídica, Heloísa Costa, e o representante do escritório de advocacia, Ciney Gomes, estiveram em reunião online na manhã desta sexta-feira,18 com a Promotoria de Saúde do Estado do Tocantins para falar sobre a inclusão dos bancários no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

O presidente do Sintec-TO começou a reunião explanando sobre a situação dos bancários em todo Estado pontuando a urgência em serem incluídos no grupo prioritário de vacinação. “ Os bancários realizam diariamente inúmeros atendimentos e as agências bancárias são um vetor de risco para o trabalhador bancário e para as pessoas que precisam dos serviços, pois o espaço não é ventilado, não tem janelas com abertura para o ambiente externo, e não há como manter o distanciamento exigido, uma vez que, durante o atendimento há compartilhamento de cartão, documentos, cópias de documentos e dinheiro entre bancário e cliente, o que deixa todos expostos a contaminação”. Pontuou.

Durante a reunião o Sindicato destacou todos os encaminhamentos de ofícios para autoridades Estaduais, Municipais e Federal, salientando que agora procurou o Ministério Público Estadual por se tratar de situação emergencial.  A promotora de Justiça, Araína D’Alessandro, ouviu todas as informações e explicou que o Ministério da Saúde é quem toma as decisões e que o Ministério Público fiscaliza se elas são cumpridas corretamente. Dessa forma, no fechamento da reunião ficou estabelecido que o MPE irá oficiar as secretarias de saúde dos Municípios e do Estado sobre a situação dos bancários e da urgência em serem vacinados. Os Bancos também serão oficiados sobre a forma de desinfecção das instalações em caso positivo de covid-19 nas agências e se todos as normas de segurança para prevenção da Covid-19 estão sendo cumpridas.

Ficou acordado em reunião que o Sindicato encaminhará ao MPE assim que oficiado, o número de bancários do Tocantins que ainda não foram vacinados para constar nos documentos que serão entregues pelo Ministério Público as secretarias de saúde dos Municípios e Estado.

O Sintec-TO está recolhendo todos os dados para dar prosseguimento nas documentações que poderão auxiliar a categoria bancária para serem incluídos no grupo prioritário de vacinação.