Após 9 anos de luta e dedicação, o Sindicato dos Bancários do Tocantins conquistou vitória contra a Caixa Econômica Federal, no Tribunal Superior do Trabalho-TST. O processo se refere a ação coletiva de sétima e oitava hora do cargo de Tesoureiro da Caixa, no Estado do Tocantins, compreendendo o período de 2009 a 2023.

Inicialmente o Sindicato havia perdido a ação no Tribunal Regional do Trabalho, mesmo com a defesa firme do advogado do Sintec-TO, em Brasília, o processo não foi ganho. Apesar do resultado negativo o Sindicato não desistiu, subiu o recurso ao TST, onde conseguiu definitivamente obter essa importante vitória para os economiários.

A decisão foi dada e não cabe mais nenhum recurso, e o próximo passo será a execução das ações. A Caixa Econômica irá encaminhar uma proposta para análise, os economiários terão a oportunidade de fechar acordo e, caso contrário, o Sindicato ajuizará ações individuais de execução para todos que não concordarem ou não estiverem na relação do banco.

O Sintec-TO fará uma Assembleia Geral virtual com os interessados na segunda-feira, 8 de maio, às 18h, para deliberar sobre o assunto.

Essa vitória é mais um marco da atuação do Sindicato na defesa dos bancários, pois mesmo com o resultado negativo no TRT, não deixou de lutar até conquistar uma decisão favorável para a categoria. “Somos um dos poucos sindicatos que conseguiram vitória referente esse tipo de ação.”