O Sindicato dos Bancários do Tocantins protocolou na manhã desta sexta-feira, 07 de maio, ofício solicitando esforços no sentido de sensibilizar os órgãos competentes para inclusão da categoria bancária como grupo prioritário na vacinação contra a COVID-19. Os documentos foram protocolados para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual, Antônio Andrade e para o deputado estadual, Ivory de lira.

A solicitação leva em consideração que a atividade bancária contribui de forma significativa para a manutenção da atividade econômica e que os trabalhadores bancários atendem ao público em geral e, portanto, estão expostos permanentemente a contaminação própria e de todos os familiares, tornando-se possíveis vetores de transmissão. Outro ponto é a quantidade de trabalhadores bancários contaminados, que deixa as unidades bancárias em muitas ocasiões desfalcadas de atendimento, aumentando as filas e expondo os demais empregados e clientes ao vírus.

Caso a solicitação não possa ser atendida de forma integral, o ofício solicita que seja feita análise criteriosa referente a inclusão dos bancários da Caixa Econômica Federal no grupo prioritário, pois eles realizam atendimento público emergencial, de extrema relevância social.

Neste ano, o Sindicato também encaminhou ofício à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ao governador do Estado, Mauro Carlesse, e ao senador, Eduardo Gomes solicitando inclusão da categoria bancária como grupo prioritário na vacinação contra a COVID-19.