O Sindicato dos Bancários do Tocantins (Sintec-TO) protocolou na tarde desta quinta-feira, 17, ofício nº 060/2021 ao Ministério Público do Estado do Tocantins, solicitando a inclusão dos bancários no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

No documento foi destacada a situação da categoria bancária durante todo o período de pandemia, pontuando que os bancários sempre estiveram na linha de frente prestando um serviço essencial à população e que precisam de vacinação com urgência. O contato com inúmeros clientes está fazendo das agências bancárias um vetor de risco para o trabalhador bancário e para as pessoas que precisam de atendimento presencial, o que pode aumentar drasticamente os casos de Covid-19 no Estado.

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários do Tocantins (Sintec-TO) mostra que em todo o Tocantins a média geral de bancários contaminados só aumenta, e infelizmente houve casos de óbito pela Covid-19.

O presidente do Sindicato, Ruy Ramos, ressalta que está em uma luta diária para conseguir que os bancários sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação. “Já encaminhamos inúmeros ofícios solicitando inclusão dos bancários, alguns municípios já se solidarizaram com a nossa causa e garantiu que irá lutar para incluir a categoria como essencial para serem vacinados, e agora recorremos ao Ministério Público, para nos apoiar nesta causa”.

Hoje,17 de junho, o ofício nº 060/2021 foi protocolado no MPTO, e nesta sexta-feira, 18, o Sindicato terá uma reunião online, às 9h30 com a Promotoria de Saúde do Estado do Tocantins para falar sobre a inclusão dos bancários como grupo prioridade na vacinação contra a covid-19.