O Sindicato dos Bancários do Tocantins esteve presente virtualmente na Reunião com a Mesa de Negociação do Basa, realizada nesta segunda-feira, 11 de abril. A diretora jurídica do Sintec-TO, Heloísa Ribeiro, participou da reunião online em conjunto com as entidades sindicais SEEB/AM/MA e a CONTEC. Na ocasião foram pontuadas informações referentes as seguintes pautas: Pandemia, Modelo de Agencias de Negócios e PLR/2022; como destacados abaixo:

PANDEMIA: O BASA, comunicou que os empregados, estagiários e terceirizados continuam obrigatoriamente a usar mascara e demais protocolos nas unidades do Banco. Devendo o bancoparticipar de reuniões com o gabinete de crise para atualizações de orientações internas observando os novos protocolos da  OMS.

MODELO DE AGÊNCIAS DE NEGÓCIOS:  Através do Gerente Executivo, André Vargas, foi informado o histórico das ações, objetivo do modelo de atuação e a decisão da Alta Administração do Banco em implantação de Unidades inerentes, cuja finalidade é expandir o negócio, maior capilaridade, foco em Clientes potenciais, modelo mais personalizado de atendimento, atuação em vários segmentos do empresariado , pequeno ou grande e, do pequeno ao grande produtor rural, terceirizando as atividades mais operacionais e administrativas e do autoatendimento. O Plano de Segurança ainda está em estudo, mas obedecerá às diretrizes dos órgãos de segurança.

PLR 2022:  Foi apresentado o Programa de Participação de Lucros ou Resultados 2022 no qual constou êxito de 100% nos resultados de cumprimento de metas em 2021, e que a PLR será distribuída aos Empregados, com base nos 25% dos dividendos/juros sobre capital próprio a serem efetivamente pagos aos acionistas, o que for menor, limitado a 3 remunerações do empregado, de acordo com as diretrizes SEST. A Assembleia com os Acionistas está prevista para o dia 29/30 de abril próximo, sendo que o pagamento aos Empregados, descontando o valor de R$3.500,00, adiantado em 2021, deverá acontecer em meados de maio.

Como respostas aos argumentos das Entidades quanto a segurança, tecnologia e situação dos empregados das unidades que serão reestruturadas e terceirização, foi informado que o Banco da Amazônia enviará as Entidades Sindicais, através da CONTEC, a proposta de ACT/PLR2022 para aprovação ou não em Assembleia.