A CONTEC entregou, nesta sexta-feira (26), a pauta de reivindicações dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal à diretora-executiva da instituição, Adriane Velloso, e à equipe de negociação do banco. A entrega marca o início das tratativas para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho da Caixa na Campanha Salarial 2026.

Construída de forma coletiva, a pauta reúne demandas debatidas por dirigentes sindicais de todo o país. O documento foi discutido em reuniões regionais e aprovado durante o 52º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da CONTEC, realizado nos dias 18 e 19 de junho, em São Paulo.

O objetivo da Confederação é garantir a manutenção dos direitos já conquistados, renovar as cláusulas existentes e avançar em pontos considerados essenciais para os empregados da Caixa, com foco na valorização da categoria, nas condições de trabalho e na defesa do Acordo Coletivo de Trabalho.O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, destacou que a pauta apresentada ao banco é resultado de um amplo processo de escuta e construção coletiva.

“Essa pauta foi debatida em todo o país, em reuniões realizadas do Norte ao Sul, e consolidada no Encontro Nacional da CONTEC. Agora, esperamos uma negociação produtiva e bastante construtiva, para que possamos chegar à renovação do acordo coletivo com a Caixa Econômica Federal”, afirmou.

Lourenço reforçou ainda que a expectativa da CONTEC é concluir as negociações antes de 1º de setembro, com a preservação das cláusulas já praticadas e a inclusão de novos avanços para os empregados.

“Nosso objetivo é renovar as cláusulas pré-existentes e avançar em pontos de interesse dos empregados e empregadas da Caixa. A CONTEC segue na defesa dos direitos e interesses da categoria nesta campanha salarial”, completou.

Além da renovação do ACT, um dos principais desafios da mesa será o debate sobre o aditivo do Saúde Caixa, tema considerado essencial para os trabalhadores e famílias.O coordenador da Mesa de Negociação CONTEC/Caixa, Willian Louzada, afirmou que a entrega da pauta abre oficialmente a negociação com o banco e exige unidade da categoria. 

“Fizemos a entrega da nossa pauta de reivindicações à direção da Caixa, visando à renovação do nosso Acordo Coletivo de Trabalho. Esperamos ter avanços, garantir a manutenção de direitos e conquistar novas melhorias para os empregados e empregadas da Caixa”, disse.

Willian também chamou atenção para a importância da mobilização durante todo o processo negocial.

“Temos dois grandes desafios: a renovação do ACT e a renovação do aditivo do Saúde Caixa. Com união, mobilização e participação de todos, teremos força para buscar mais um acordo coletivo vitorioso”, concluiu.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.