Nesta quarta-feira,09 de fevereiro, foi realizada audiência de conciliação no TRT com o Banco do Brasil e Sindicato dos Bancários do Tocantins, para tratar sobre o processo de manutenção dos bancários do grupo de risco em home office.
Os representantes do Banco do Brasil apresentaram como proposta de solução do conflito manter em home office os empregados que fazem parte de grupo de risco assim considerados: gestantes, os trabalhadores que por indicação médica não cumpriram o ciclo vacinal, os trabalhadores em quadro clinico descompensados (imunossuprimidos ou em tratamento do câncer) e os deficientes auditivos.
O Sintec-TO, representado pelo advogado Ciney Gomes e o presidente, Ruy Ramos, apresentaram como contraproposta que o retorno dos bancários seja facultativo; apresentando também como proposta alternativa a inclusão em grupo de risco descrito acima dos diabéticos e hipertensos, sendo permitido a esses trabalhadores o retorno ao trabalho de forma facultativa; propõe ainda o Sindicato esse acordo pelo prazo de 90 dias, devendo após o prazo, a matéria ser rediscutida.
Como não houve consenso entre as partes, o processo segue aguardando um possível acordo ou uma decisão judicial a cerca do assunto.