A União Geral dos Trabalhadores (UGT), recebeu na última sexta-feira , 17, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, em  reunião realizada de forma hibrida. O encontro contou com a participação presencial e virtual, de aproximadamente 200 dirigentes sindicais de todo o Brasil, o presidente, Ruy Ramos, e a diretora jurídica, Heloísa Ribeiro, participaram da reunião representando o Sindicato dos Bancários do Tocantins.

Ricardo Patah, presidente nacional da Central agradeceu a presença do ministro Carlos Lupi e enfatizou que os desafios serão enormes, uma vez que a UGT representa trabalhadores e trabalhadoras da base da pirâmide e, no que diz respeito à previdência, os problemas são enormes.

O ministro ouviu várias demandas e recebeu propostas, muitas com foco especificas para cada estado e respondeu questionamentos, sugerindo uma maior participação sindical no processo previdenciário, para que os Sindicatos sejam os olhos da previdência em cada canto.

Lupi defendeu a previdência pública e pediu o prazo de um ano para apresentar mudanças no sistema que, de antemão, visam resolver o problema da fila do INSS, buscando sanar o problema logístico que envolve as perícias com a utilização de teleatendimento, além de efetivar a contratação de novos servidores.