O Sindicato dos Bancários do Tocantins parabeniza a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) pelos seus 63 anos celebrado nesta quarta-feira,28. São 63 anos de história atuando em prol dos bancários e securitários brasileiros.

Conheça a história da CONTEC

A CONTEC nasceu em 1958. Seis anos após, a entidade sofreu intervenção do Ministério do Trabalho, e o então presidente, Aluysio Palhano Pedreira Ferreira foi preso, torturado e assassinado pelas forças do regime autoritário, que dirigiu o país de 1964 até 1985.

Passou por nova intervenção do mesmo Ministério do Trabalho de 1972, não permitindo a reeleição do então presidente Ruy Brito de Oliveira Pedroza. A intervenção só foi substituída, em 1975, por uma Junta Governativa integrada por bancários, em razão da visita ao Brasil, do Diretor-Geral da OIT – Organização Internacional do Trabalho, o belga Francis Blanchard.

Com o restabelecimento da democracia, a CONTEC passou a ter vida administrativa e política independente, sendo discriminada pelo governo, por não se vergar a governos, partidos políticos ou patrões.

Com informações da CONTEC-TO