Em uma decisão dada pela Vara do Trabalho, um bancário do Bradesco, assistido pelo Sindicato, obteve uma significativa vitória ao ganhar uma ação de rescisão indireta contra o banco. A rescisão indireta é um mecanismo de proteção aos direitos dos trabalhadores, ocorre quando a empresa ou instituição comete uma falta grave, violando as condições estabelecidas no contrato de trabalho. Neste contexto, o trabalhador, sentindo-se prejudicado, tem o direito de solicitar a terminação do contrato sob esses termos, algo que, até então, encontra respaldo legal e é plenamente justificável.

No caso do bancário do Bradesco o que levou à ação judicial foi o desvio de função. O bancário foi submetido a exercer atividades que não correspondiam à sua função original, além de ser solicitado a realização de tarefas além de sua capacitação profissional. Diante dessa situação, ele exigiu a rescisão indireta do contrato de trabalho.

Com o ajuizamento da ação o bancário pôde se desvincular do banco antes do fim do processo, e de acordo a decisão da Vara do Trabalho ficou estabelecido que seja realizada a rescisão indireta do contrato garantindo a ele o pagamento de todos os valores devidos pelo banco.