Foi assinada na sexta-feira (2), em São Paulo, a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2024 dos bancários. Estiveram presentes no encontro, representantes da CONTEC e da FENABAN.

A CCT foi aprovada por ampla maioria, em votação realizada no site da CONTEC e no site do Sintec-TO, para bancários do Banco da Amazônia de Palmas.

A CCT do Banco do Brasil inicialmente foi reprovado pelos bancários do Tocantins, em votação no site da Contec, mas no dia 02 de setembro foi votada novamente no Estado, onde foi aprovada com 88% dos votos em assembleia realizada pelo Sindicato de forma online e presencial.

“Essa Campanha Salarial de 2022-2024 foi muito atípica, muito demorada e sacrificante, onde os negociadores tiveram que se desdobrar para conseguir garantir os direitos da categoria bancária, porque os bancos vieram no intuito de retirada de direitos. A Campanha começou há 2 meses porquê tínhamos vários fatores contra a negociação, uma delas era a lei da ultra-atividade, que estabelece que acabando a vigência do acordo coletivo, os bancários voltariam a ser regidos apenas pela CLT. Os bancos foram irredutíveis, levando as negociações sem acordo até o prazo final. Sabemos que o resultado não era o desejado e nem o que nós merecemos, mas diante das circunstâncias foi o que conseguimos. O Sindicato se dedicou plenamente a está campanha atuando sempre na busca dos direitos dos bancários como continuará a fazer em todas as ações.” Destacou o presidente do Sintec-TO, Ruy Ramos.

A Convenção Coletiva já está valendo e os bancos devem cumprir com suas promessas. Este é o caso do abono de R$ 1000,00 que deve ser pago até outubro, conquista importante pra categoria e também dos reajustes aprovados.

O acordo foi fechado por dois anos (2022/2024), com reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), reajuste de 13% para o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas. A nova CCT também traz avanços com uma cláusula sobre teletrabalho e também sobre assédio sexual e assédio moral.

Pagamentos da PLR

• Banco do Brasil pagou PLR nesta segunda-feira, 05 de setembro.

• Banco da Amazônia pagou PLR, nesta segunda-feira, 05 de setembro.

• Caixa pagará PLR na sexta-feira, 09

A Caixa Econômica Federal informou que efetuará o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) nesta sexta-feira, 09.

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Categoria, o Banco poderia efetuar o pagamento até o dia 30 de Setembro 2022.

• Bancos Privados

A data ainda não foi definida, mas conforme a CCT, o banco tem até 30 de setembro para efetuar o pagamento.

Segundo informações não oficiais, os bancos privados irão efetuar o pagamento até dia 12 de setembro, com exceção do Santander que será no final do mês.