Na manhã desta terça-feira (25/05), a mesa de negociação da CONTEC se reuniu, por videoconferência, com a mesa da FENABAN, para debater as medidas para enfrentamento à covid-19 e à reforma tributária em andamento.

O Diretor do Sindicato dos Bancários do Tocantins (Sintec-TO), Crispim Filho, participou de forma online da reunião, que contou com a participação do presidente da CONTEC, Lourenço Ferreira do Prado; representantes de sindicatos e federações; além da representação da FENABAN, coordenada pelo dr. Adauto Duarte.

Durante a reunião, o coordenador da mesa da FENABAN informou que a entidade minutou documento registrando protocolo nacional adotado pelos bancos, no combate à covid-19.

O Diretor, Crispim Batista declarou que “o protocolo adotado pelos bancos, no combate à covid-19, vai melhorar bastante a não contaminação e disseminação do vírus porque se usa um procedimento eficaz e padrão para todos os bancários”.

Apesar da contaminação expressiva de bancários o coordenador da mesa da FENABAN,  Aduato Duarte, informou que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) está no Brasil fazendo averiguações nos bancos em função do enfrentamento direto contra a Covid -19 e continua atendendo a população em geral diferente de todos os países.

Com relação à questão tributaria o presidente da CONTEC destacou que há muitos anos os trabalhadores defendem a “equidade de tratamento tributário para o setor, objetivando, sobretudo, a manutenção dos empregos”, e o Diretor do Sintec-TO, Crispim Batista, evidenciou que “devemos manter contato com nossos políticos para que não haja cobrança diferente no mesmo setor financeiro, pois se os bancos terem taxação mais elevada inviabiliza a atividade bancária e logicamente haverá fechamento de agencias e demoções em massa”.

O coordenador da mesa da FENABAN agradeceu a disposição e destacou que os bancários são referência para a sociedade brasileira, dizendo ainda que não há como fugirmos das operações digitais, cujo aumento decorre de mudança cultural, acelerada pela pandemia.