O número de trabalhadores filiados a Sindicatos no País cresceu 13% de abril a dezembro do ano passado passando de 4285 milhões para 4838 milhões. No período de oito meses 553.362 trabalhadores se associaram a Sindicatos.

A informação é manchete do caderno dinheiro do jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (15) revertendo uma tendência de matérias negativas sobre sindicalismo publicadas nos últimos tempos. A reportagem é assinada por Claudia Rolli e Fátima Fernandes que realizaram ampla pesquisa nos registro do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Segundo a Folha a expansão da sindicalização é reflexo do aumento no número de empregos com Carteira assinada (1452 milhão de vagas em 2008) e da disputa entre as Centrais Sindicais para filiar mais Sindicatos.

A Força filiou 206 Sindicatos entre abril e dezembro de 2008 e 1055 mil pessoas. O número de Sindicatos independentes (sem filiação) caiu no período avaliado. Passou de 4.170 para 3.675.

Sindicalização – A matéria registra que o número de sindicalizados (4838) equivale a 25% do total de trabalhadores que estão na base total dos 197 milhões de empregados representados pelas Centrais Sindicais. Comparado ao total de trabalhadores com Carteira assinada no País (38578 milhões pela Pnad de 2007) esse percentual de sindicalização é menor: 1254%.

“Como as Centrais foram reconhecidas e são ouvidas nas decisões do Ministério do Trabalho os Sindicatos buscam se abrigar nas centrais para ter mais voz” avalia o secretário de Relações do Trabalho Luiz Antonio de Medeiros.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.