TST: adesão a greve não justifica demissão

A simples adesão à greve mesmo após a recomendação do fim do movimento pelo sindicato da categoria não configura falta grave que justifique a demissão por justa causa do trabalhador segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com essa decisão que rejeitou recurso da Betin S/A a terceira turma do órgão reafirmou esse princípio na última terça-feira (30).

Sindicato receberá honorários advocatícios

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Banco do Brasil a pagar honorários advocatícios ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ponte Nova e Região. Pela decisão unânime dos ministros quando o sindicato é vencedor em ação que atua como substituto processual tem direito de receber honorários advocatícios independentemente da exigência de comprovação da hipossuficiência de cada um dos substituídos.