A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN) esteve reunida na última sexta-feira dia 03/10 com os negociadores da Caixa Econômica Federal em São Paulo na sede da Universidade Caixa para tratar de cláusulas específicas da pauta de reivindicações dos empregados. O Tocantins esteve representado na mesa pelo empregado da Caixa e diretor Social do SINTEC/TO Célio Mascarenhas Alencar.

Abrindo os trabalhos os representantes dos empregados protestaram frente aos negociadores da Caixa contra Circular Interna CI SUAPE/SURSE 093/2008 emitida pelo banco orientando os gestores a registrar falta não justificada para os trabalhadores que estão participando de greve a partir do dia 1º. Os representantes dos empregados consideram a medida um processo de retaliação ao exercício do direito de greve.

Dando prosseguimento foi cobrado um posicionamento da empresa a respeito da possibilidade de um reajuste salarial ou PLR para os empregados da Caixa diferente dos moldes propostos pela FENABAN. Os representantes da Caixa reafirmaram a intenção de seguir os resultados obtidos na negociação do Comando Nacional com a Fenaban em todos os itens econômicos (reajuste de salários PLR tickets etc.). Mas também afirmaram que se o resultado da empresa até o final do ano permitir haverá uma PLR complementar que não deverá ser socializada a exemplo da PLR do ano passado.

A respeito da Isonomia foi solicitado ATS APIP e Licença Prêmio para todos os empregados uma vez que com o novo PCS aqueles que optaram estão todos no mesmo Plano portanto não devem possuir vantagens diferenciadas. A empresa manteve o posicionamento adotado em negociações anteriores de que considera não ter mais pendências de isonomia.

Os representantes dos empregados cobraram uma posição sobre as pendências da comissão paritária encarregada de definir os critérios para promoção por merecimento no âmbito do novo PCS que teve seus trabalhos encerrados sem acordo. Em função do atraso na implantação da sistemática foi proposto pelo movimento sindical a concessão de um delta para todos os empregados a partir do fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano. Os representantes da empresa negaram o pedido e uma rodada de negociação específica sobre o tema foi marcada para a próxima terça-feira dia 07/10 às 17:00 horas no Edifício Sede da Matriz em Brasília.

Em reuniões anteriores foi solicitado à Caixa que apresentasse uma proposta de cronograma para a discussão e implantação de um novo Plano de Cargos e Carreiras (PCC). A Caixa informou já ter iniciado estudos para proposta. Estes estudos deverão estar concluídos até o dia 30 de junho de 2009 quando o banco apresentará seu projeto para carreira e remuneração de cargos a fim de debater com o Movimento Sindical. O limite para a implementação foi marcado para até dezembro de 2009. Naquele momento o projeto deverá apresentar soluções para os problemas ligados ao CTVA aos pisos de mercado Processos Seletivos Internos banco de habilitados banco de sucessores encarreiramento etc. A Caixa informou também que está promovendo uma revisão nos parâmetros de mercado que regem a remuneração das funções gerenciais. Este trabalho deverá ser apresentado e implementado a partir de outubro de 2008.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.