A partir desta terça-feira 24 até o dia 29 Palmas recebe mais uma edição do Circuito Cultural Banco do Brasil. Dessa vez o projeto traz à Capital oficinas de fotografia e literatura uma exposição sobre a história monetária do Brasil além de uma mostra de cinematográfica com filmes de Pedro Almodóvar e Woody Allen mais um show com grande nomes da Música popular Brasileira.

As atividades serão distribuídas em diferentes locais da Capital. A exposição a História da Moeda estará aberta ao público de 24 a 29 de junho na Galeria Municipal de Artes no Espaço Cultural de Palmas de terça a domingo das 10h às 21 horas. A coleção reúne moedas de diferentes nomes momentos históricos e sistemas econômicos no percurso da economia brasileira.

Parte da coleção numismática do BB as moedas tornam-se em sua disposição marcas de um determinado período sejam as cunhadas por espanhóis holandeses e portugueses sejam as adaptadas para lugares com dificuldades de acesso onde a moeda não chegava e consequentemente ganhava outra forma embora com a mesma função. Também estarão expostas cédulas de diferentes projetos e momentos da economia brasileira com seus sistemas monetários suas mudanças de nome e de aparência do dinheiro.

A História da Moeda no Brasil cobre ainda os sinais da economia na Velha República na era Vargas no regime militar na Nova República e nos últimos anos colocando os objetos de metal e de papel no cerne do desenvolvimento histórico do país como mediadores dos fluxos financeiros em cada momento histórico e com as especificidades de cada um dos contextos.

Música
O show Um Papo com Bossa Roberto Menescal 70 Anos por exemplo dia 26 no Theatro Fernanda Montenegro no Espaço Cultural de Palmas. O show faz parte das comemorações dos 200 anos de sua fundação o Banco do Brasil e celebra as sete décadas de vida de Menescal além dos 50 anos da Bossa Nova. No show de quinta-feira estarão presentes os cantores Emílio Santiago Fernanda Takai Leny Andrade e Roberto Menescal. A apresentação ficará por conta de Miele. Quem assina a direção e roteiro do espetáculo é Solange Kafuri.

Cinema
Os amantes do cinema que estiverem em Palmas poderão conferir de 24 a 29 a mostra Entre o Drama e a Comédia com filmes do americano Woody Allen e do espanhol Pedro Almodóvar na Sala Sinhozinho no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A programação é composta de 17 filmes com três exibições diárias às 14h 16h e 18h. As obras apresentam situações dramáticas e cômicas na filmografia dos dois cineastas.

Almodóvar tem sua fase mais recente valorizada com as exibições de Tudo Sobre Minha Mãe Fale com Ela Má Educação e Volver todos dos anos 2000 realizados após a consagração internacional do diretor. Também foi incluído Ata-me filme dos anos 80 quando Antonio Banderas no papel do protagonista era um dos atores preferidos de Almodóvar e fora da Espanha o diretor começava a se tornar uma grife de cinema de autor com humor.

Nesses filmes não há somente o vínculo com o drama ou com a comédia mas uma fusão entre os dois gêneros com cenas sérias intercaladas a cenas cômicas muitas vezes em um mesmo contexto. Conhecido pelas tramas cheias de surpresas e reviravoltas Almodóvar não economiza em imaginação nas histórias com personagens incomuns colocados em situações inusitadas e em ambientes caracterizados pelo contraste entre cores fortes.

A fase de Allen mais destacada na programação é a dos anos 70 década na qual se revelou como a nova frente do humor americano com alto investimento na palavra e no corpo como principais estratégias de fazer graça com tudo. Pertencem a esse momento de sua carreira comédias assumidas como tal (Tudo o Que Você Queria Saber sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar O Dorminhoco A última Noite de Boris Grushenko) comédias com elementos dramáticos (Noivo Neurótico Noiva Nervosa Manhattan Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão) e um drama sem nenhum vínculo com a comédia (Interiores).

A mescla de humor e drama reaparece em filmes dos anos 80 (A Rosa Púrpura do Cairo Crimes e Pecados) mas há também investimento no tom mais sério (A Outra). Em alguns de seus filmes Allen apenas dirige (Interiores A Outra). Em outros coloca seu ritmo acelerado e seu corpo franzino a serviço do riso. A soma dos filmes do diretor vai de um extremo ao outro de obras mergulhadas em questões densas e abstratas (assumida influência do sueco Ingmar Bergman) até histórias compromissadas com as piadas.

programe-se

Exposição “História da Moeda no Brasil”
Quando: 24 a 29 de junho
Horário: das 10 às 21 horas exceto segundas-feiras
Onde: Galeria Municipal de Artes – Espaço Cultural de Palmas
Ingresso: entrad

franca

Mostra de Filmes “Entre o Drama e a Comédia”
Quando: de 24 a 29 de junho
Onde: Sala Sinhozinho Espaço Cultural de Palmas
Ingresso: entrada franca

Dia 24 (terça-feira)
14h: Hannah e suas irmãs (Woody Allen)
16h: Má Educação (Pedro Almodóvar)
18h: Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar (Woody Allen)

Dia 25 (quarta-feira)
14h: Tudo sobre Minha Mãe (Pedro Almodóvar)
16h: Noivo Neurótico Noiva Nervosa (Woody Allen)
18h: Rosa Púrpura do Cairo (Woody Allen)

Dia 26 (quinta-feira)
14h: Manhattan (Woody Allen 96 min 12 anos)
16h: A última noite de Boris Grushenko (Woody Allen 85 min 12 anos)

Dia 27 (sexta-feira)
14h: Zelig (Woody Allen 79 min 14 anos)
16h: Sonhos eróticos de uma noite de verão (Woody Allen 88 min 14 anos)
18h: Fale com Ela (Pedro Almodóvar 112 min 14 anos)

Dia 28 (sábado)
14h: Interiores (Woody Allen 92 min 14 anos)
16h: Ata-me! (Pedro Almodóvar 101min 16 anos)
18h: A Outra (Woody Allen 81 min 14 anos)

Dia 29 (domingo)
14h: Crimes e Pecados (Woody Allen 104 min 12 anos)
16h: Dorminhoco (Woody Allen 87 min 12 anos)
18h: Volver (Pedro Almodóvar 121 min 14 anos)

Fotografia
Evento: palestra com Eugênio Sávio
Onde: Sala Sinhozinho
Horário: 20 horas
Ingresso: entrada franca

Oficina “Foto em pauta”
Onde: Centro de Criatividades do Espaço Cultural
Quando: dias 2627 e 28
Horário: das 19h às 22h
Inscrições: gratuitas pelo site: www.fotoempauta.com.br

Escritores Brasileiros – Homenagem a Manoel de Barros
Dia 24
20h: “Porque ler literatura ainda hoje” com Eliana Yunes e
21h: Leitura de trechos de suas obras com a atriz Cássia Kiss
Local: CUICA – Centro Integrado de Ciência Cultura e Arte UFT/Palmas

Dia 25
9h às 12h e das 14h às 17h: Oficina de Literatura Leitura literária: a provocação ao leitor Com Eliana Yunes
Local: Auditório do Bloco IV

9h às 12h e das 14h às 17h: Oficina de Literatura Descobrindo literatura: para ler o livro do mundo com Valéria Medeiros
Local: Auditório do Bloco III

Informações e inscrições: Proex na UFT com Ediane Dias; telefone: (63) 3232 8036 ou e-mail: grandesescritorespalmas@gmail.com

Fonte: Jornal O Estado

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.