Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (04/03), os negociadores do BB debateram com aComissão Nacional de Negociação da CONTECquestões relativas ao Trabalho em Home Officerealizados pelos funcionários integrantes do Grupo de Risco.

Os dirigentes sindicais registraram as reivindicações dos funcionários a respeito da questão, pedindo:

a) a implementação das medidas anunciadas no último dia 25/02 para todos os funcionários, inclusive aqueles lotados nas bases dos Sindicatos que ajuizaram ações envolvendo a matéria, observado os limites das decisões judiciais prolatadas;
b) que o BB faculte o retorno dos funcionários que desejarem voltar ao trabalho presencial;
c) o abono das horas negativas acumuladas durante o período de pandemia;
d) a atualização dos valores e ajustes do ACT de teletrabalho firmado; e,
e) cobraram mais rigor nas medidas de segurança relacionadas à pandemia.

Os representantes do BB destacaram que, tendo em vista as ponderações dos dirigentes e convencimento da direção da empresa, os funcionários que compõem o grupo de risco podem trabalhar em home office, conforme comunicado do banco aos gestores em 25/02/2022.

No que se refere à faculdade de retorno dos funcionários ao trabalho presencial nas bases dos Sindicatos que ajuizaram ações envolvendo a matéria, os representantes do BB alegam que o banco necessita cumprir as determinações judiciais, mas aventa a possibilidade de conversar buscando solução negociada em cada processo, destacando que, no caso das gestantes, o trabalho em home office decorre de imposição legal.

Quanto ao pedido de abono das horas negativas acumuladas durante o período de pandemia, os representantes do BB informaram que a questão depende de levantamentos e que o assunto será estudado pela direção da empresa. Os representantes do BB registraram ainda que estamos no período de acumulação das horas negativas e que vislumbram possibilidade de ajustes sobre o saldo.

A respeito do nosso pedido de atualização dos valores e ajustes do ACT de teletrabalho, os representantes do BB aventam a possibilidade de debate pela direção da empresa, com vistas à implementação do teletrabalho institucional.

Respondendo a cobrança de maior rigor nas medidas de segurança relativas à pandemia, os representantes do BB informaram que a empresa continua atenta à observância das medidas de segurança, havendo inclusive disponibilizado 5 (cinco) máscaras PFF2 para cada funcionários, encaminhadas para as unidades através do SESMT.

Representaram a Contec o Coordenador da Comissão, Gilberto Antonio Vieira e os seguintes dirigentes: Carlos Souza, Dejair Besson (FEEB-SP/MS), Florival Cardoso de MenenezesRicardo, José Manuel, Martin e Dirceia (FEEB-MG/GO/TO/DF), João Haroldo Ruiz Martins, AntonioRibas Maciel Júnior e Carlos Kravicz (FEEB-PR), Luiz Francisco Cardoso, João Barbosa e Michael da Silva (FEEB-SC), Ivanilson Batista Luz, Crispim Batista Filho, Edson Gallo e Ruy Ferreira Ramos (FEEB GO/TO), Valderlan Galindo Ramos (FEEB-AL/PE/RN)Elsie de Andrade Farias (FEEB NN) e Arimarcel Padilha (FEEB PB).

O Banco do Brasil foi representado por sua gerente executiva, Karine Etchepare Wernz, seu Gerente de Soluções Paulo César Neto e Assessora Eliana David Leão.

Diretoria Executiva da CONTEC

Assessora Renata