‘Esse pacote é padronizado pelo Banco Central e deve ser oferecido por todas as instituições. Segundo levantamento da Proteste obtido pela Folha o custo mensal desse tipo de cesta pode ir de R$ 950 (Caixa Econômica Federal) a R$ 18 (Citibank).

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Os pacotes funcionam como um plano pós-pago de celular em que o consumidor tem direito a um determinado número de serviços por mês e quando o ultrapassa paga pelo excedente.

O cliente no entanto não precisa aderir a um plano pago. Também por resolução do Banco Central as instituições devem oferecer pacotes gratuitos.

Além disso os bancos também têm outras cestas com preços de R$ 530 a R$ 65 ao mês. A diferença está na quantidade de saques cheques extratos e transferências sem custos extras aos quais se terá direito.

"O importante é que o consumidor conheça o seu perfil de gastos para determinar qual pacote é o mais adequado a ele e qual instituição oferece condições mais vantajosas" afirma a técnica da Proteste Renata de Almeida.

Para isso ela orienta que o cliente confira os extratos dos últimos quatro meses para ver quais serviços são mais usados. Os gastos estarão discriminados no documento.

Com uma média dos gastos em cada serviço é possível pedir ao gerente uma simulação de qual cesta oferece a melhor cobertura.

De acordo com Renata em geral o pacote gratuito é a melhor opção.

"Se ultrapassar o limite do pacote e pagar por serviços avulsos o consumidor ainda terá em média um gasto menor do que teria com a maioria dos pacotes oferecidos."

A relação começa a se inverter quando o correntista usa dez folhas de cheque oito saques seis extratos e 12 transferências por mês. "Com esse perfil o custo do pacote Especial Caixa por exemplo é menor do que o de manter os serviços gratuitos e pagar pelos avulsos" diz Renata.

Quem usa menos serviços do que o pacote oferece pode estar jogando dinheiro fora segundo o professor de ciências contábeis Marco Antônio Motta do Centro Universitário Anhanguera. "São R$ 10 ou R$ 15 por mês que no fim do ano podem fazer diferença no orçamento" diz Motta.

O professor alerta que ao fazer a média desses gastos é preciso considerar épocas de despesas atípicas como o início do ano e o período de férias em que o volume de uso dos serviços aumenta.

As contas digitais são outra solução para quem quer economizar. Funcionam como uma conta-corrente mas só permitem o uso de serviços via internet com exceção dos saques que podem ser feitos nos caixas eletrônicos.

Qualquer interação com o banco que não seja feita por meio eletrônico como uma ligação para o gerente será cobrada do correntista.

Os serviços de consulta de extrato e transferências no entanto que podem ser feitos sempre pela internet são gratuitos e sem limite. Dos bancos pesquisados pela Proteste apenas Banco do Brasil Bradesco e Itaú oferecem essa opção.

Cesta adequada depende do cliente dizem bancos

Folhainvest Questionados sobre a orientação ao correntista referente aos pacotes mais adequados para seu perfil os bancos afirmaram disponibilizar as informações mas o cálculo de gastos ainda é uma tarefa que recai somente sobre o consumidor.

O Bradesco afirmou que investe na capacitação dos funcionários para sugerir a melhor cesta ao cliente na abertura da conta.
"Porém o cliente também deve ficar atento quando passar a utilizar um número excedente de serviços e solicitar a alteração de sua cesta" declarou em nota.

O Banrisul também afirmou que orienta os clientes sobre os pacotes além dos serviços gratuitos obrigatórios no momento da adesão. No entanto não esclareceu se presta essas mesmas orientações posteriormente quando o correntista poderia ter uma ideia mais exata de seu perfil de gastos.

O banco afirmou ainda que a partir de julho seu pacote padronizado de serviços passará a custar R$ 980 ao mês –hoje é de R$ 14.

Em nota o Santander afirmou que "oferece pacotes de serviços de acordo com o perfil de consumo e as necessidades dos clientes".

O Itaú disse que os valores dos pacotes podem variar de acordo com a relação entre o consumidor e o banco. "Buscamos adequar a contratação do pacote conforme o perfil e necessidades dos clientes" afirmou em nota.
Os bancos afirmaram que o cliente pode pedir a alteração de seu pacote em qualquer momento pelos canais de atendimento.

A Caixa o Banco do Brasil o HSBC e o Citibank não responderam até o fechamento desta edição.

Fonte: Folha.com’

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