Por outro lado o total da população que ocupava um posto no mercado de trabalho aumentou 161%. Já entre essa parcela da população conforme dados divulgados hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi verificado um avanço mais significativo no número de mulheres. Desde 2003 o contingente de trabalhadoras ocupadas subiu 206% o de homens aumentou 127%.

O levantamento do IBGE revela que embora o ritmo de inserção no mercado de trabalho tenha sido mais intenso entre as mulheres em todas as regiões investigadas os homens ainda são maioria entre os ocupados. Enquanto em 2003 elas representavam 43% do total de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho no ano passado as trabalhadoras respondiam por 447% desse contingente.

A empregada doméstica Socorro Vieira foi uma das trabalhadoras que ajudaram a incrementar as estatísticas. Depois do nascimento de dois netos em 2004 ela resolveu começar a trabalhar para ajudar na renda familiar.

“Minhas filhas precisavam de uma ajuda extra então fui à luta para ganhar mais um dinheirinho. E foi a salvação porque criança faz aumentar muito as despesas em casa” afirmou ela.

A Pesquisa Mensal do Emprego faz uma radiografia da situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de Recife Salvador Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo e Porto Alegre.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.