Está praticamente pronto um sistema de agendamento eletrônico para permitir ao usuário com pendências no Fisco escolher pela internet hora data e local do atendimento de serviços específicos. Está prevista inclusive a possibilidade de fornecer condições ao contribuinte de sair mais rapidamente da malha fina. Atualmente o contribuinte precisa esperar que a própria Receita faça a notificação.

Em março a Receita Federal havia informado que testava o novo sistema informatizado de malha fina que estuda o padrão do contribuinte. O objetivo da inovação é evitar que uma pessoa tenha a declaração retida em malha várias vezes sem saber que tenha cometido qualquer infração.

Cerca de 500 mil contribuintes (num universo de 25 milhões) caíram na malha fina no ano passado a maioria depois que a Receita Federal faz o cruzamento de sua base de dados e percebe inverdades nas informações sobre dependentes renda e pagamentos referentes a despesas de saúde e educação. No Distrito Federal o número de contribuintes que foram pegos na malha fina chegou a 14 mil pessoas.

A nova ferramenta será semelhante à oferecida no site da Previdência Social no qual é possível agendar o atendimento e escolher o serviço. O usuário precisará ter uma senha para acessar as informações que estão na base de dados para saber se existe algum problema. Desde março existe um serviço que permite à pessoa física e à jurídica pesquisarem sobre a situação fiscal além de fornecer o passo a passo para regularizar a situação.

Fonte: Jorna de Brasília

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