No parecer Delgado pedia a rejeição da ratitificação pelo Brasil da Convenção 158 da OIT que proíbe a demissão imotivada.

Ele entende que a legislação trabalhista atual protege o trabalhador o que na sua opinião torna a ratificação da Convenção 158 desnecessária.

Logo depois da votação o relator informou que fez uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça que lhe informou que a matéria sendo rejeitada na Comissão de Relações Exteriores poderia ser arquivada. Desse modo Júlio Delgado pediu o arquivamento da mensagem presidencial.

O presidente da Comissão deputado Marcondes Gadelha (PSB/PB) disse que também vai fazer uma consulta à CCJ a fim de examinar o pedido do relator. Caso a informação proceda Gadelha vai arquivar a matéria.

Se isto acontecer nova mensagem com este conteúdo só poderá ser apresentada na próxima legislatura em 2011.

Arquivamento
O pedido do relator não procede pois apenas duas comissões têm poder para arquivar matérias em caso de aprovação de parecer contrário. São elas as comissões de Constituição e Justiça; e de Finanças e Tributação.

No caso de mensagem presidencial apenas o plenário pode decidir ao rejeitar a matéria pelo seu arquivamento. Isto é o plenário instância máxima da Câmara tem que se pronunciar sobre a questão a fim de enviá-la ou não à Casa revisora – o Senado.

Fonte: Diap

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.