De acordo com a pesquisa considerando o público que já possui conta nada menos que 788% consideram o tempo gasto para realizar operações bancárias ‘satisfatório’ ou ‘muito satisfatório’ – segundo o IPEA esses foram os termos usados nas entrevistas. Já em relação ao tema ‘segurança das operações nas agências’ 782% dos consumidores se consideraram ‘satisfeitos’ ou ‘muito satisfeitos’. A pesquisa considerou ainda o horário de funcionamento dos estabelecimentos aprovados por 651% dos clientes.

“O sistema bancário brasileiro demonstrou possuir uma boa avaliação quanto à percepção das atividades desenvolvidas” diz o relatório do IPEA. A pesquisa indica que há no País “uma parcela considerável do sistema que se manifestaram interessados na inclusão”.

A própria pesquisa do IPEA corrobora com a idéia de que a bancarização vem aumentando no País indicando que 44% das pessoas que têm conta bancária possuem essas contas há no máximo cinco anos.

Além disso também há o crescimento substancial do crédito para pessoas físicas que aumentou de 37% em janeiro de 2010 para 152% em novembro de 2009. Esse crescimento motivou a criação de um Programa de Educação Financeira que pode ser acessado no endereçowww.meubolsoemdia.com.br. O site oferece por exemplo planilhas para controle de orçamento dicas de como comprar melhor utilizando programas de recompensas – como bônus de cartões de crédito consumo consciente do crédito e informações a respeito dos termos usados no relacionamento com os bancos.

Comentário da Contec:

Como sempre na maioria das notícias e pesquisas divulgadas falta registrar a contribuição dos trabalhadores dos bancos e das financeiras para manter o atendimento aos clientes. São homens e mulheres que diante do correntista confirmam a percepção de qualidade no atendimento. E que são obrigados a se desdobrar e a improvisar com muita dedicação e criatividade para fazer frente a uma intensa rotatividade no setor que é programada como um recurso dos bancos para reduzir a massa salarial da categoria.

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