A Caixa lança na próxima segunda-feira 7 de novembro o Caixa FIC Capital Protegido Ibovespa Cíclico I Multimercado. O fundo é destinado a pessoas físicas e jurídicas com aplicação a partir de R$ 5 mil e fica aberto para captação no período de 07 de novembro a 19 de dezembro de 2011.

A novidade deste produto é que por se tratar de uma carteira constituída sob a forma de condomínio aberto e com prazo indeterminado de duração o investidor poderá permanecer por sucessivos ciclos de operação de capital protegido sem a necessidade de reinvestir os recursos a cada término de operação.

O primeiro ciclo de investimento terá duração de 20 de dezembro de 2011 a 02 de janeiro de 2014. Apesar de ser uma carteira aberta com liquidez diária caso o investidor solicite o resgate das aplicações durante esse período terá que pagar uma taxa de saída de 5% e não terá a garantia de receber o capital investido em caso de desempenho negativo da bolsa.

Diferente dos demais produtos no mercado o fundo garante ao investidor um ganho mínimo equivalente a taxa prefixada de 1057% correspondente ao IPCA projetado para o período. “Dessa forma o investidor consegue de fato ter a preservação do capital ao mitigar a perda do poder de compra durante o período de investimento” afirma Aline de Oliveira Lima gerente nacional de desenvolvimento de produtos de ativos de terceiros.

A carteira trabalha com sete cenários de retorno. No primeiro se o fundo não atingir as barreiras de alta e de baixa o investidor receberá a variação absoluta do Ibovespa seja negativa ou positiva ou a taxa prefixada de 1057% equivalente ao IPCA projetado no período o que for maior.

Já se durante o período o fundo romper a barreira de alta de 40% mesmo no intraday mas não atingir a de baixa o cotista receberá uma remuneração equivalente a 1210% no momento em que foi acionado o gatilho mais a variação do IPCA projetado (1057%) se terminar em território positivo. Já se atingir a barreira de alta mas terminar com variação negativa o investidor terá um retorno equivalente à variação absoluta do Bovespa ou a taxa prefixada de 1057% o que for maior.

No caso de atingir a barreira de baixa de 20% de queda e terminar em território positivo o investidor terá um ganho de 685% no momento em que o fundo atingiu o gatilho mais a variação do Ibovespa ou 1057% o que for maior. Se a encerrar com variação negativa ele receberá os 685% mais os 1057% do IPCA projetado.

Se as barreiras de alta e de baixa forem atingidas o cotista recebe as taxas prefixadas no momento em que foi acionados os gatilhos equivalentes a 1210% e 685% respectivamente mais o IPCA projetado de 1057%.

Esse é o sexto fundo de capital protegido com retorno atrelado à bolsa voltado para pessoas físicas lançado pela Caixa e tem taxa de administração de 16% ao ano. Das cinco carteiras já lançadas duas ainda estão ativas e somam R$ 904 milhões sob gestão.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.