‘O débito em conta não autorizado continua sendo a principal reclamação de clientes contra as instituições financeiras registrada no Banco Central (BC). Em junho essas reclamações chegaram a 299 com redução em relação a maio (382).

No total o BC recebeu no mês passado 1.748 reclamações de correntistas consideradas procedentes com redução de 776% em relação a maio e 2735% na comparação com junho de 2013.

Em segundo lugar na lista de principais reclamações está a restrição à portabilidade de crédito consignado com 160 casos. Em seguida está a cobrança de tarifa por serviço não contratado (141).

No ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição Santander lidera a lista com 316 casos. Em seguida vem HSBC (64) Banrisul (21) Itaú (209) e Banco do Brasil (275). Essa lista é dos bancos com mais de 1 milhão de clientes.

Nos bancos com menos de 1 milhão de correntistas a liderança em número de reclamações é do BMG (195) seguido por BNP Paribas (22) J. Malucelli (13) PanAmericano (26) e Banco Fibra (8).

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto o BC recomenda que a reclamação seja registrada primeiramente nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.

Se o problema não for resolvido o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição financeira que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça.

Fonte: Agência Brasil’

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