‘O Santander liderou em maio o ranking de reclamações do Banco Central entre as instituições com mais de um milhão de clientes.

O banco registrou um índice de 181 número que considera as reclamações procedentes divididas pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil.

A lista traz ainda Banrisul (148) HSBC (131) Banco do Brasil (09) e Itaú (073).

No ranking de instituições com menos de um milhão de clientes as mais reclamadas foram BNP Paribas BMG Panamericano Daycoval e Citibank.
O total de reclamações contra bancos caiu 765% em maio em relação a abril. Foram 1.895 demandas consideradas procedentes no mês passado ante 2.052 em abril.
Na comparação com maio do ano passado quando foram registradas 2.361 queixas houve queda de 1974%. Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.

As demandas mais comuns foram reclamações por débitos não autorizados em conta (382 reclamações) cobranças irregulares de tarifas por serviços não contratados (177) prestação de serviço de forma irregular na conta salário (144) e esclarecimentos incompletos/incorretos sobre a norma do BC que trata de denúncias e pedidos de informação e cobrança irregular por serviços não contratados (128).

Banrisul HSBC BB e Itaú

O Banrisul passou da terceira para a segunda posição do ranking do BC. O HSBC passou do primeiro lugar em abril para o terceiro em maio. Já o Banco do Brasil permaneceu no quarto lugar e o Itaú entrou para o ranking ocupando a quinta posição no lugar do Bradesco que não está mais entre os cinco mais reclamados.

O Banrisul ficou na segunda posição com índice de 148. O banco teve 36 reclamações entre 2417 milhões de clientes. As principais reclamações foram a prestação do serviço de conta-salário de forma irregular concessão de crédito consignado sem documentação adequada e irregularidades na apresentação do Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O HSBC ocupa o terceiro lugar ao apresentar índice de 131 com 79 reclamações e 6026 milhões de correntistas. As principais queixas foram a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta e realização de débitos não autorizados.

Na quarta colocação vem o BB. O banco público teve índice de 085 resultado de 316 reclamações procedentes para um universo de 36843 milhões de clientes. As principais reclamações (em ordem decrescente) foram: realização de débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos como internet banking.

Encerrando o grupo dos cinco bancos com maior número de reclamações está o Itaú com índice de 073. Foram 196 queixas para 26664 milhões de correntistas. As principais reclamações foram: realização de débitos não autorizados; cobrança de tarifas irregulares em pacotes de serviço; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.

No total foram 1.049 reclamações de clientes procedentes em maio contra 732 em abril.

(Fonte: Exame)’

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