Seguindo o cronograma de vacinação dos bancários do Tocantins o SINTEC-TO começou hoje a imunizar os bancários de Palmas contra a Rubéola. A ação conta com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) que disponibilizou uma equipe para atender os trabalhadores que não têm tempo de ir à unidade de saúde. Palmas é o segundo município aonde a vacina vai até os bancários. O primeiro foi Araguaína que desde a semana passada busca atender os 220 bancários da cidade.

“é importante lembrarmos a necessidade da vacinação visto que a rubéola é uma doença que pode ter consequências sérias. Por isso temos a preocupação de levar as doses a todos os bancários” afirma a secretária geral do Sindicato Maria Irenice Pereira de Oliveira Cunha.

Segundo dados da Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde o Tocantins teve 37 casos confirmados em 2007 e dois este ano.

Apesar de ser um público arredio ao serviço de saúde a população masculina deve se vacinar contra a rubéola pois se o homem não se imunizar também continuará sendo um agente transmissor.

A doença

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre manchas pelo corpo dor nas articulações perda de apetite e tosse

A consequência mais grave ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida. Nesses casos a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita que pode causar deficiência auditiva lesões oculares (retinopatia catarata glaucoma) malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia meningoencefalite atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.