‘A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC reuniu-se nesta quarta-feira (24/08) com a FENABAN em São Paulo. A segunda rodada de negociação desta Campanha Salarial dos bancários 2016/2017 se estendeu durante toda a tarde sob a coordenação do presidente da CONTEC Lourenço Ferreira do Prado e do coordenador da FENABAN Magnus Apostólico. Também estiveram presentes representantes das Federações e de Sindicatos além dos negociadores do Banco do Brasil Caixa Econômica Federal e de bancos privados.

Na pauta dos negociadores as clausulas não-econômicas restantes da última reunião realizada no dia 18 do corrente. A FENABAN negou algumas delas e se comprometeu a analisar outras. Como é o caso da Cláusula 92 (trabalho em dia não útil) que levará para avaliação dos bancos públicos e privados.

Durante a reunião foi proposto a renovação das cláusulas 93 (ausência abonada) e 94 (verba aperfeiçoamento) no ACT revisando.

PLR

Durante as negociações a comissão FENABAN propôs repetir a mesma fórmula do último ACT para o cálculo da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) negociando apenas os números limitadores. A proposta da FENABAN é de assinar com vigência de 2 (dois) anos.

O valor da PLR será composta de regra básica e parcela adicional. Sendo a regra básica corresponde a 90% do salário reajustado (com valores limitadores a definir) e o adicional correspondente a 22% do lucro líquido dividido entre os funcionários (limite individual a definir).

AVALIAçãO

A Fenaban reafirmou o compromisso de apresentar sua proposta econômica no próximo dia 29 de agosto (segunda-feira) em São Paulo. A comissão CONTEC tem uma expectativa positiva e acredita que a contraproposta seja adequada com possibilidade de aperfeiçoamento e melhoria ainda em mesa. “Temos esperança de que eles apresentem uma proposta compatível com nosso pleito e possível de ser levada para apreciação debate e votação nas assembleias” avalia o presidente da CONTEC Lourenço Prado que registrou ainda o fato de o setor financeiro ser altamente rentável com os Bancos permanentemente exibindo lucros importantíssimos.

“Isto demonstra que os nossos empregadores podem atender perfeitamente as reivindicações dos bancários nesta Campanha Salarial.

Neste ano a análise da Pauta de Reivindicações foi feita num tempo razoável. E com isso teremos o tempo disponível para desenvolver negociação efetiva e chegarmos a uma conclusão que traga os esperados e justos benefícios aos bancários” completou Prado.

ENCAMINHAMENTO

A CEBNN / Contec orienta todas as entidades informarem aos bancários em reuniões e também nas agências a marcha das negociações sempre reiterando a necessidade de a categoria estar mobilizada para apoio às negociações e exercendo pressão forte e atual sobre os empregadores.’

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.