Esses cartões são classificados como “multiuso“ ou de “uso genérico“. Na prática eles funcionam como cartões de débito comuns podendo ser usados para a realização de compras e de saques nos caixas eletrônicos.

Alguns permitem também a realização de compras pela internet.Para ter acesso a esses produtos o consumidor precisa geralmente pagar uma tarifa pela emissão do cartão e pela primeira carga.

O uso para pagamento de compras não é tarifado mas as recargas costumam ser cobradas assim como os saques.

Público-alvo é população que não tem conta em banco

O objetivo de bancos e administradoras é atingir sobretudo a população que não tem conta em banco estimada em mais de 50 milhões de brasileiros pelo Banco Central.

Um dos diferenciais é que para adquirir os cartões o consumidor não precisa passar por uma avaliação da sua situação de crédito. Mesmo quem está com o “nome sujo“ pode assim ter acesso a eles.

“O mercado de cartões pré-pagos é extremamente evoluído em países como os Estados Unidos“ diz o diretor-executivo de produtos pré-pagos para a América Latina e Caribe da Visa José Coronel.

A empresa que lançou cartões pré-pagos em parceria com Banco do Brasil e Banco Rendimento fez pesquisas na América Latina para descobrir o potencial do produto por aqui.

“Em todos os países percebemos que os consumidores valorizam o controle financeiro que o cartão traz e a questão da segurança porque a pessoa não precisa andar com dinheiro em espécie“ diz Coronel.

Banco do Brasil vendeu 5.000 unidades em outubro

Desde que o Banco do Brasil lançou o cartão Ourocard Pré-Pago Visa no começo de outubro já foram emitidas 5.000 unidades do produto. A aquisição por enquanto é gratuita e pode ser feita nas agências do banco.

Por agora o cartão só pode ser adquirido por correntistas –que no entanto podem repassá-lo para outra pessoa.

A gerente-executiva do mercado de cartões da pessoa física do Banco do Brasil Maria Izabel Gribel diz que uma das possibilidades de uso é para pagamento de mesada para os filhos.

Para ela o produto pode até ajudar na educação financeira da criança ou do adolescente uma vez que força a administrar o próprio dinheiro. Essa é também a maior vantagem desses cartões pré-pagos na análise de especialistas em finanças pessoais.

“Acreditamos que essa é a nova fronteira do mercado de pagamentos. Em outros países a demanda por cartões pré-pagos é muito grande. Conservadoramente achamos que 10% dos pagamentos serão feitos em 2020 por meio de cartões pré-pagos“ afirma Maria Izabel.

Cartão pode ser usado para compras pela internet

O banco Panamericano lançou seu pré-pago em abril em parceria com a Mastercard. O produto pode ser adquirido por qualquer pessoa nas unidades do banco e recarregado em casas lotéricas.

O diretor de cartões do Panamericano Eliel Teixeira de Almeida diz que o maior diferencial do produto é a possibilidade de fazer compras pela internet.

“Milhões de brasileiros querem fazer compras pela internet e não conseguem porque não têm cartão de crédito“ diz Almeida.

Fonte: UOL

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