As tarifas que apresentaram variação nula (0%) de janeiro a dezembro do ano passado foram: confecção de cadastro para novo cliente; fornecimento de 2ª via de cartão com função de débito e poupança; contra ordem e sustação de cheque; folhas de cheque; cheque administrativo; cheque visado; saque de conta corrente ou poupança via correspondente não bancário; depósito identificado; consulta de extrato mensal de conta corrente ou poupança para um período específico via correspondente não bancário; fornecimento do extrato mensal de conta corrente e poupança via correspondente não bancário; transferência de valores (DOC/TED) e transferência agendada feita pessoalmente pelo caixa eletrônico e internet.

Para transferir contas dentro da mesma instituição financeira a tarifa caiu 1453% em 2011. A mesma transferência realizada pelo caixa eletrônico ou meios eletrônicos como a internet apresentou queda de 1216%.

A quase totalidade das tarifas que sofreram reajuste no ano passado ficou abaixo da inflação de 2011 medida pelo IPCA de 65%. Somente o fornecimento presencial do extrato mensal de conta corrente e poupança teve uma majoração acima deste índice de 719% mas os valores foram reajustados por três grandes bancos após permanecerem estáveis em 2008 2009 e 2010.

Sobre o STAR

Lançado em 2007 o STAR – Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da FEBRABAN registrou 27 milhões de consultas em 2011. O sistema foi criado para levar transparência e comparabilidade aos consumidores sobre as tarifas de serviços bancários. Por meio do STAR é possível comparar tarifas específicas e também os pacotes oferecidos por 14 bancos: Bradesco Citibank Banco da Amazônia Banco do Brasil Banrisul Indusval Itaú-Unibanco Mercantil do Brasil Safra Santander Banestes BRB Caixa Econômica Federal e HSBC. A pesquisa de pacotes pode ser feita por valores (de R$ 5 a R$ 10 por exemplo) e por palavras-chave tais como “especial” “simples” ou “básico” denominações comuns nos pacotes de tarifas.

A introdução de 71 pacotes oferecidos pelos maiores bancos do País fez a procura pelo Sistema de Divulgação de Tarifas e Serviços Financeiros da FEBRABAN o Star crescer mais de 300% em 2010. Ao todo foram 527 mil acessos ante 125 mil no mesmo período de 2009. Considerando o prazo de um ano o total de consultas chegou a 27 milhões um recorde.

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