Devido à pressão de prefeitos vereadores e demais lideranças políticas para serem consultados neste processo espera-se que os deputados aproveitem este período de folga para viajarem para suas bases em busca deste diálogo. Uma decisão oficial de candidaturas apesar de alguns nomes cotados como do próprio presidente da Casa Carlos Henrique Gaguim (PMDB) só deverá sair mesmo após a publicação do acórdão do TSE e dos embargos declaratórios.

O que se percebe são políticos mais contidos neste caso até porque a oposição ainda espera uma mudança na forma em que devem ocorrer estas eleições passando de indiretas para diretas. O caso está nas mãos dos ministros do TSE.

Outro assunto que deverá dominar a pauta assim que os parlamentares retornem é a eleição para mesa diretora da Casa caso seja confirmada a candidatura de Gaguim. Por enquanto o tema tem sido pouco discutido entre eles até porque depende de outras duas decisões para ser viabilizado.

Recesso

O recesso dos parlamentares é em cumprimento ao que determina a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa. O encerramento do primeiro período da terceira sessão legislativa da sexta legislatura foi anunciado nesta quarta-feira dia 8 pelo presidente da Carlos Henrique Gaguim.

Os trabalhos dos parlamentares nesta Casa devem retornar no dia 4 de agosto terça-feira. Isso porque tanto o artigo 15 da Constituição quanto o inciso I do artigo terceiro do Regimento determinam que os deputados estaduais devem se reunir ordinariamente entre 1º de fevereiro e 8 de julho e de 1º de agosto a 30 de dezembro.

Entretanto o inciso I do artigo constitucional ressalva que caso as datas previstas recaiam em um sábado domingo ou feriado as sessões são transferidas para o dia útil seguinte.

Fonte: EstadoWeb

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.