Na tarde de quinta-feira, 30, o Banco da Amazônia anunciou em reunião da mesa de negociação com a Contec e representantes do Sindicato dos Bancários dos Estados do Amazonas, Maranhão, Acre, Mato Grosso e Tocantins, que a instituição fará a demissão de 145 bancários e bancárias que integram o Quadro de Apoio do banco.

A reunião da Mesa de Negociação com o Banco da Amazônia, foi realizada na tarde de quinta-feira, 30, e se tratou de comunicados do Banco e não de uma negociação. A expectativa era tratar sobre as demandas da categoria, buscando melhorias, mas não foi isso que aconteceu.

O Banco destacou também assuntos sobre Covid-19, reajuste das faixas salarias, dentre outros assuntos pontuados abaixo:

1) COVID19

1. a) Haverá alteração na circular 057 que a partir de outubro 2021 será solicitado de todos os empregados que estejam em trabalho presencial nas unidades a apresentação da carteira de vacinação enquanto protocolo de medidas de prevenção a covid-19
  2. b) Mantido o teletrabalho emergencial em acordo do empregado com gestores

2)SAÚDE

1. a) Exames periódicos; retomada imediata a partir de outubro de 2021 para os locais que já tenham laboratórios e médicos contratados, e nos locais que tenham seus contratos vencidos providenciarão a realização dos exames tão logo se efetivem as renovações
  2. b) Reajuste Reembolso Saúde. Alegaram que não houve reajuste porque o índice da ANS foi negativo,

c)Reajuste das faixas salarias. Foram reajustadas em setembro aplicado o índice dos salários dos bancários

1. d) Redução da jornada para empregados com filhos autistas com base em jurisprudência
  2. e) Decreto Legislativo 342/2021 transformado em Lei na data de sua publicação 08092021que suspendeu os efeitos da Resolução CGPAR23 que limitava o valor de aporte das empresas estatais e economia mista aos planos de saúde dos empregados

As Entidades Sindicais irão elaborar proposta de alteração das Normativos do Programa SAUDE AMAZONIA e encaminharão a Comissão, que no prazo de 30 dias convocarão uma Mesa Especifica, sobre o tema. A Comissão assumiu o compromisso de repassar o informe as entidades, o quantitativo de empregados que possuem atualmente Plano de Saúde (qualquer que seja) por Estado.

Quanto ao comunicado de demissões e demais questões que prejudicam os bancários, as Entidades Sindicais repudiaram de imediato essa atitude, pois a ação, conforme as Entidades, não condiz com o perfil de um Banco de Desenvolvimento Regional.

As Entidades Sindicais se posicionaram contrarias a qualquer demissão sem justo motivo sob qualquer condição, questionaram sobre a Empresa não fazer o processo de requalificação dos seus trabalhadores. A atitude da Diretoria sem qualquer precedente na história do Banco, será denunciada ao conjunto dos trabalhadores, clientela e sociedade em geral, e que todos os esforços serão envidados como a mobilização e ajuizamento de ação judicial para barrar essa medida nefasta aos companheiros do QA, que se configura como um ataque brutal aos direitos dos bancários de preservação da vida e manutenção do emprego.

O Sindicato dos Bancários do Tocantins, através do Setor Jurídico, que foi representado na reunião pela diretora jurídica, Heloísa Ribeiro, o diretor, Clesio Alencar e o advogado Ciney Gomes, aguarda a posição dos bancários que se enquadram nessa situação, aguarda proposta do Banco, bem como posicionamento dos bancários que se enquadram nesta situação, para analisar e tomar todas as medidas cabíveis em prol dos bancários do Banco da Amazônia.