‘Os bancos oficiais estão se preparando para evitar que o financiamento aos projetos de infraestrutura que o governo vai leiloar a partir de setembro enfrentem um "gargalo" na obtenção de crédito. Só em rodovias e ferrovias haverá investimentos de R$ 133 bilhões dos quais até R$ 931 bilhões serão financiados por instituições controladas pelo governo. é um volume grande de empréstimos a ser liberado em um curto espaço de tempo.

"A grande preocupação é ter um movimento bem coordenado para colocarmos principais players em linha para participar das operações" disse o diretor comercial do Banco do Brasil Antônio Maurício Maurano. Ele disse que a infraestrutura é prioridade absoluta no banco.

Mais do que ser um repassador de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos vencedores da licitação a instituição quer se firmar como referência na estruturação de negócios na área. Assim a ideia é oferecer serviços desde antes dos leilões com aconselhamento aos potenciais participantes e depois deles ajudando a estruturar os negócios e captar recursos.

"Existe preocupação com o financiamento porque o volume é grande e porque os interessados não vão dar lances num único lote" disse o superintendente nacional de Fundos e Investimentos Especiais da Caixa Cassio Viana.

Reuniões

As condições de empréstimos aos futuros concessionários de rodovias e ferrovias ocuparam parte da agenda da presidente Dilma Rousseff anteontem e ontem motivaram duas reuniões do ministro da Fazenda Guido Mantega: uma com bancos e outra com o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) Rodolpho Tourinho.

Ainda estão em discussão temas básicos como o custo dos empréstimos. Em fevereiro o governo anunciou que seria a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais até 15% ao ano. Porém esse ponto ainda não está 100% fechado. Para essas concessões haverá financiamento de até 70% com recursos do BNDES que poderão ser repassados via Caixa e Banco do Brasil Os outros 30% dependem de outras fontes e também para essa parcela os bancos ofi-: ciais estão formatando fundos de financiamento. Eles poderão ser sócios minoritários dos empreendimentos ou apenas emprestar recursos.

Segundo Viana há interesse de investidores de grande porte pois eles buscam investimentos de longo prazo. Ele comentou que as concessões em infraestrutura despertam a atenção de estrangeiros.

Para estes porém há um fator adicional que é a taxa de câmbio Na opinião do gerente executivo do Projeto de Infraestrutura do Banco do Brasil Fabiano Macahan Fontes a conjuntura econômica desfavorável não deve ser dificuldade para a atração de interessados nas concessões.

Parcerias

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal trabalham com várias possibilidades: podem ser sócios minoritários dos empreendimentos ou apenas fornecer financiamento para viabilizar os projetos.

Fonte: O Estado de S. Paulo’

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