A Caixa Econômica Federal que administra o fundo informou que as dívidas são classificadas em balanço como “a recuperar“ e se acumularam há pelo menos 45 anos.

“Em cobrança administrativa ou seja sem ainda ter entrado em ajuizamento nós temos menos de R$ 1 bilhão. Em relação ao desempenho que nós obtivemos no ano passado 2009 foi superior a 2008. Isso [dívidas] não que tenha uma fraude um calote. Existe ao longo de 45 46 anos dívidas que se acumularam“ disse Franco em entrevista coletiva no Rio sobre resultados das loterias Caixa em 2009.

Para Franco o trabalhador é que deve ser o principal fiscal do FGTS. “Caso a empresa não tenha depositado ela está cometendo um crime de apropriação indébita por reter o dinheiro do trabalhador. Logo ele [trabalhador] deve procurar o Ministério do Trabalho“ disse.

Extrato bimestral

Os depósitos mensais devem ser no valor de 8% das remunerações que são pagas ou devidas. A Caixa envia bimestralmente o extrato do fundo para o endereço residencial de todos os trabalhadores. No caso de não receber o documento deve-se ir até uma agência da Caixa levando a carteira de Trabalho e um comprovante de residência para resolver o problema.

Outra forma de saber se os depósitos estão sendo feitos regularmente é por meio da internet. No site da Caixa (www.caixa.gov.br/fgts) é só clicar no link “Saldo do FGTS“. é necessário ter o número do PIS em mãos.

“No site do FGTS há possibilidade do trabalhador receber por SMS (mensagens de celular) toda movimentação de sua conta. Ele entra no site cadastra seu número de telefone e pode saber se a empresa depositou ou não seu dinheiro“ afirmou Franco.

Fonte: Folha on Line

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.