Por outro lado a União adiou a possibilidade de receber dessas instituições pela folha de benefícios – um ativo de 27 milhões de pessoas clientes potenciais. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a folha seja leiloada mas a regra só foi cumprida para novos benefícios a partir deste ano. Atualmente 17 bancos pagam aposentadorias e pensões no país.

Ao anunciar o acordo o ministro da Previdência Social José Pimentel informou que foi criado um grupo de trabalho formado por representantes de sua pasta e do Tesouro Nacional para avaliar quanto vale a folha de benefícios (estoque). A decisão de leiloar o ativo no entanto somente ocorrerá no próximo governo.

– Na vida tudo tem o seu momento. Estamos saindo de um sistema que nós pagávamos e muito e passando para um sistema em que vamos receber – disse Pimentel se referindo ao leilão realizado em 2009 pelo qual dez bancos passarão a dividir a partir de 2010 os cerca de 377 mil novos benefícios concedidos a cada mês.

O ministro destacou que ao renovar o acordo o governo passou a exigir dos bancos novos serviços como por exemplo o fornecimento gratuito de um extrato mensal.

Fonte: O Globo / CONTEC

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.