Também foram reduzidos as tarifas de energia elétrica de alta tensão no Estado das indústrias por exemplo. Segundo informações da Celtins a baixa tensão que está classificada abaixo de 23 kv (quilovolts) é a usada nas residências. A redução na alta tensão que se compreende entre 23 kv a 25 kV será de 483% já a alta tensão de 345 kv sofre redução de 281% e a de 65kv diminui seu custo em 318%. Os dados constatam um reajuste médio de -550% na tarifa.

A nova medida foi aprovada pela diretoria colegiada da Aneel na última terça-feira 30 em reunião pública. O índice de redução foi devido à retirada de componentes financeiros da base tarifária e da diferença entre o resultado definitivo e o provisório na última revisão tarifária da Celtins em 2008 compensado neste reajuste informou a Aneel. O cálculo é feito com base na variação dos custos de operação da empresa.

Os reajustes tarifários no valor da energia elétrica do Tocantins acontecem todos os anos nesta mesma data (4 de julho). Em 2008 houve redução de 419% na tarifa da baixa tensão e um aumento de 110% na tarifa de alta tensão.

Fonte: Estadoweb / Henrique Farenzena

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.