Segundo o chefe do Departamento de Normas do BC Amaro Gomes a autorização do BC foi “importante no início do processo“ em 2003 pela falta de visão que a autoridade monetária tinha sobre o destino dos correspondentes bancários.

“Hoje são um sucesso um êxito“ afirmou ele. Explicou também que a análise de cadastros dos futuros correspondentes passou a dar muito trabalho ao pessoal do BC. “A responsabilidade sobre a avaliação cadastral já é do banco contratante“ complementou. Já a medida sobre o SCR estendeu a fundos de direitos creditórios corretoras distribuidoras e empresas não-financeiras de conglomerados econômicos a obrigatoriedade do envio de informações sobre operações de crédito.

Alimentado pelo BC o SCR armazena informações sobre cerca de 16 milhões de clientes bancários e aproximadamente 40 milhões de operações de crédito. Qualquer empréstimo está no sistema sendo que os acima de R$ 5 mil têm as informações cadastrais abertas para acesso dos bancos. Abaixo desse limite há apenas o registro consolidado da operação.
Fonte: Valor on line

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.