A vacinação anti-rábica na zona rural de Palmas começa amanhã de manhã dia 27 quando equipes do CCZ partem em direção a chácaras situadas no município com a meta de imunizar contra a raiva cerca de 1.700 animais entre cães e gatos. Já a vacinação anti-rábica na zona urbana da Capital será realizada neste sábado dia 29 e a meta é imunizar contra a raiva cerca de 15.600 cães e 3.800 gatos.

Serão instalados pela Secretaria Municipal de Saúde 69 postos de vacinação espalhados em toda a cidade. Serão utilizados locais como escolas policlínicas praças Unidades de Saúde da Família associações de moradores igrejas entre outros para facilitar ainda mais o acesso da população que possui animais a serem imunizados.

De acordo com o secretário de saúde de Palmas Samuel Bonilha “em Palmas não temos casos registrados de raiva em humanos ou animais graças à cobertura da vacinação que vêm a cada ano ampliando a cobertura e imunizando todos os cães e felinos mantendo a raiva e seus males longe da nossa comunidade“ – enfatiza o secretário acrescentando que a resposta da população e a divulgação pela Imprensa são os principais fatores para o sucesso das campanhas de vacinação.

O que é a Raiva?

Raiva é uma doença contagiosa que se transmite pelo contato e de caráter agudo ou seja quando os sintomas aparecem são de grande intensidade. é causada por um vírus (Rhabdovirus) que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado. Caracteriza-se por perturbações nervosas de origem cerebral e medular com excitação depressão paralisia e finalmente a morte do animal. A Raiva Canina é uma das principais e mais conhecidas Zoonoses doenças e infecções que se transmitem entre animais e o homem. Por suas consequências seríssimas e por seu caráter incurável sempre preocupou criadores e pesquisadores do assunto.

Como a Raiva é transmitida?
A Raiva é transmitida por meio da saliva dos cães raivosos que pode já conter os vírus da Raiva até 10 dias antes da manifestação dos primeiros sintomas da doença. Por atacar o sistema nervoso as mordidas no rosto e braços são muito mais perigosas do que as nas pernas. O período de encubação do vírus após a mordida é de 20 a 60 dias tanto para o homem quanto para os animais.

Cuidados Importantes
Os cães e gatos devem ser vacinados por uma veterinário responsável anualmente contra a Raiva
Sempre que tiver contato com um cão ou gato raivoso (ou suspeito) procure o serviço de controle de zoonoses de sua cidade pois a vacina anti-rábica deve ser aplicada criteriosamente.
Se for mordido por um cão raivoso NãO O SACRIFIQUE já que ele deverá ser observado por pelo menos 10 dias durante os quais serão procurados os sintomas da Raiva. Caso seja encontrado algum sintoma no cão será necessário proceder à vacinação caso contrário não é preciso tomar a vacina.

Caso um cão que esteja atualmente imunizado (tenha sido vacinado contra a Raiva) seja mordido por um animal comprovadamente raivoso ou por animais silvestres numa área onde há casos de Raiva ele deve ser revacinado e observado durante 90 dias. Animais não vacinados devem sofrer eutanásia ou se o dono não quiser deve ficar confinado a um estrito isolamento durante 10 dias após este período e se estiver sadio poderá voltar ao seu dono.

Com informações da Semus

2 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.