‘O novo regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que também traz mudanças sobre o vencimento dos créditos de celulares pré-pagos já passou por um período de 120 dias de adaptação das teles.

Com o cancelamento automático o cliente pode solicitar o fim da contratação por meio da página da empresa na internet ou pela central de atendimento da empresa em umas das opções do menu.

De todas as regras tratadas pelo novo regulamento essa é a de maior impacto para as empresas que mantêm uma área específica para retenção de clientes em suas centrais.

Em nota o Sinditelebrasil que representa as maiores empresas de telefonia do país afirmou que o setor está promovendo desde março "profundas alterações em seus sistemas operacionais" para colocar as regras em prática o que demandou treinar as áreas de operação gestão e atendimento ao cliente.

O presidente da Anatel João Rezende afirmou à Folha que a agência trabalhou com as empresas nesse período para auxiliar a implementação das mudanças e que as companhias que deixarem de cumprir as novas normas sofrerão as "medidas cabíveis".

"é difícil saber se o número de queixas vai aumentar ou diminuir" disse. "Recebemos 22 mil ligações por dia. Esperamos que elas [empresas] cumpram as medidas."

OUTRAS MUDANçAS
Entre as novas regras está ainda a obrigação de o call center retornar a ligação ao consumidor caso a chamada caia durante atendimento.

Também foi fixado um prazo mínimo de 30 dias para a validade dos créditos de telefones pré-pagos. Questionamentos sobre cobranças indevidas terão que ser respondidas dentro de até um mês.

As ofertas de promoções também foram afetadas.

A partir de agora todas as que forem lançadas terão que ficar disponíveis para novos e atuais clientes.

Outras mudanças que exigem maior adaptação das empresas entrarão em vigor a partir de março de 2015.

é o caso por exemplo da disponibilização do contrato de faturas antigas e de históricos de consumo detalhado pela internet; do acesso online aos protocolos de atendimento e gravações e da disponibilização padronizada dos preços por serviço para facilitar a comparação dos produtos pelos usuários.

Fonte: Folha.com’

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