A tuberculose é uma doença provocada pelo bacilo de Koch e pode atingir todos os órgãos do corpo principalmente os pulmões. é transmitida por via aérea por isso para prevenir-se contra a doença recomenda-se que sejam evitados grandes aglomerados de pessoas e o contato com indivíduos contaminados. é importante também que crianças recém-nascidas tomem a vacina BCG que protege contra as formas mais severas da tuberculose.

Segundo Especialistas a falta de cuidados básicos com a saúde pode facilitar a contaminação da doença. Alguns hábitos como má alimentação falta de higiene tabagismo alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica também favorecem o estabelecimento deste mal.

Tuberculose resistente

A tuberculose resistente é consequência da interrupção do tratamento antes do tempo previsto pelo médico. Quando isso ocorre o bacilo ganha força e a cura após o tratamento ser retomado fica mais difícil. A interrupção acontece geralmente quando as pessoas não notam mais os sintomas da doença e por isso acham que podem parar de tomar os medicamentos. Para curar este tipo o tratamento é mais despendioso e leva em torno de dois a três anos mas se o paciente teve dificuldade de manter o tratamento por seis meses o que dirá mantê-lo por anos. Além disso a pessoa com tuberculose resistente estará transmitindo o bacilo mais forte o que deixa a situação ainda mais preocupante.

Sintomas

Emagrecimento canseira febre baixa no final do dia suor à noite e tosse com expectoração. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe por exemplo vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

Doença dos boêmios

Associada a um estilo de vida boêmio e desregrado a tuberculose causou grande pavor no passado. No século XIX era considerada uma “doença romântica“ e muito comum entre poetas intelectuais músicos e artistas em geral.

A idealização da doença propiciou sua aceitação bem como o embelezamento do lado triste e dos sintomas a ela associados como a febre a tosse e o emagrecimento. O espírito romântico do século XIX exagerou esse apaixonado fascínio pelo mal. Porém na virada do século XX a tuberculose passou a ser considerada um mal social e sua ocorrência encontra-se desde então associada às condições de vida.

Entre as várias personalidades famosas que foram vítimas da doença estão o poeta romântico Castro Alves o cantor Noel Rosa o dramaturgo Nelson Rodrigues e o escritor modernista Manuel Bandeira.

Números gerais

– Tuberculose matou 17 milhões de pessoas em 2006
– 9 milhões de novos casos todo o ano
– 80 mil novos casos todo o ano no Brasil
– 5 mil pessoas morrem todo ano no Brasil devido à tuberculose
– O Brasil é o 16º na lista dos 22 países que detém 80% dos casos de tuberculose no mundo todo
– No Brasil a taxa de cura é de 77% atrás da China (94%) da índia (86%) e do Congo (85%)
– Em alguns estados a incidência é de mais de 100 casos para 100 mil pessoas
– 9% das pessoas com tuberculose também estão infectadas pelo HIV/Aids

Com iformações da Cassi e da Sesau

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.